O que faz alguém buscar terapia? E o que faz alguém gostar e permanecer na terapia?
Existem alguns fatores motivacionais que contribuem para que os indivíduos gostem e queiram permanecer na terapia, pois além de ajudá-los no enfrentamento dos seus problemas, os indivíduos também fazem terapia por se sentirem especiais = vistos, ouvidos, compreendidos, sem julgamentos e/ou criticas, por gostarem do ambiente e se sentirem à vontade.
São nas relações que adoecemos, mas também são nas relações que nos curamos" #relaçõescurativas
Uma relação terapêutica tem como propósito gerar um ambiente acolhedor, agradável, confiável e satisfatório para ambos, fazendo com que o cliente consiga mostrar quem ele é, de forma autêntica e genuína.
O vínculo entre cliente e psicólogo envolve o desenvolvimento de uma relação, o que resulta no reconhecimento respeitoso com o tempo do processo e o comprometimento na terapia com confiança e honestidade.
O psicólogo possui um impacto importante no processo terapêutico, tão eficiente quanto as abordagens e técnicas usadas pelo profissional, pois não adianta conhecer/utilizar várias técnicas se não existe vínculo entre cliente e psicólogo.
A aliança terapêutica é um importante preditor da eficiência e dos resultados esperados da psicoterapia. Quando o cliente confia no profissional recebe a intervenção com muito mais facilidade.
Na Terapia Cognitivo-Comportamental existe colaboração e responsabilidade compartilhada do psicólogo com cliente e vice e versa, como uma troca e precisa envolver reciprocidade, necessitando do engajamento do cliente para realizar as tarefas propostas durante cada sessão.
Outro ponto muito importante para construção dessa relação terapêutica saudável é o feedback do cliente que pode ser solicitado pelo psicólogo, tanto no início do tratamento, para ajustar o estilo da terapia às necessidades e demandas e/ou durante o processo, com o objetivo de reparar a relação quando necessário, já que a relação terapêutica, assim como as relações, está passível a ter conflitos, desavenças.
E quando acontece a alta na psicoterapia? Isso é outro ponto importante do processo da relação terapêutica, já que não existe somente um protocolo no processo de alta, mas significados que ela representa para cada cliente que mesmo sabendo que é um momento esperado e de orgulho, pode acontecer também um momento de tristeza pelo distanciamento que está prestes a acontecer.
Comments