Você sabe o que dizer para a sua psicóloga na 1ª sessão?
Essa é a dúvida mais comum das pessoas que começam a fazer terapia pela primeira vez. É a sua também?
Se for, então esse post é para você que quer começar uma terapia mas não sabe ao certo por onde começar e o que falar na sua primeira sessão.
Para algumas pessoas pode ser fácil falar na terapia o motivo de estarem lá, já para outras não. Mas quero tanquilizá-lo sobre o que esperar.
Na primeira sessão de terapia iremos nos conhecer e começar a construir um vínculo terapêutico, uma relação de confiança. É nessa relação de confiança que a verdadeira jornada começa!
Vou querer entender quais são os motivos que trouxeram você para a terapia, ouvir atenciosamente suas queixas, sem julgamentos e/ou críticas.
Como psicóloga, estarei interessada em entender sua história e seus objetivos. E tudo no seu tempo, o que você se sentir mais confortável em falar!
Da mesma forma, você terá a oportunidade de me fazer perguntas e tirar dúvidas.
Durante o processo terapêutico existe colaboração e responsabilidade compartilhada da minha parte com você e vice e versa, como uma troca mesmo, que precisa envolver reciprocidade.
E também o seu engajamento para realizar as tarefas que serão propostas durante cada sessão.
Sim, na maioria das vezes terá uma tarefa de casa para você dar continuidade na terapia. E isso também faz parte do seu processo.
No final da nossa primeira sessão, definiremos os próximos passos, que podem incluir a definição de metas e a frequência das sessões.
O mais importante é que você se sinta visto, ouvido, confortável, seguro e compreendido.
Acredite, tudo vai fluir com naturalidade. Nós, psicólogos, sabemos como conduzir…Pode contar comigo, estou aqui para te apoiar nesse processo!
Comments